Episódio da série "House" ajuda médico da Alemanha a salvar vida de um paciente - Blog da Seguros Unimed - Blog da Seguros Unimed

Episódio da série “House” ajuda médico da Alemanha a salvar vida de um paciente

O episódio 11 da sétima temporada de “House”, série sobre um médico tão competente quanto polêmico, ajudou um “colega” da Alemanha a decifrar um complicado caso.

O periódico médico “The Lancet” contou essa história. O paciente bateu à porta de vários consultórios à procura de um diagnóstico enquanto sua saúde ficava mais debilitada a cada dia.

Há três anos, seus hormônios tiroidianos ficavam abaixo do normal, o esôfago estava inflamado e uma inexplicável febre surgia com frequência. A visão e a audição estavam severamente comprometidas. E o coração não tinha capacidade para bombear sangue para o corpo todo. Nenhum médico conseguia descobrir a causa do sintoma.

Mas o doutor Juergen R. Schaefer, da Universidade de Marburg, era especializado em resolver casos complicados, além de ser fã de “House”, claro. Ele associou os sintomas do episódio aos de seu paciente e descobriu que, assim como a personagem da série, ele sofria de envenenamento por cobalto, graças a um implante feito no quadril. Esse tipo de envenenamento pode danificar os órgãos, principalmente o coração.

Uma outra mulher com sintomas parecidos, só que cidadã americana, não teve a mesma sorte. A equipe médica que a atendeu não viu a série, e a saída foi um transplante de coração.

Tempos depois, o ortopedista que a operou, substituindo seus quadris por implantes metálicos, solicitou exames de rotina e descobriu que o nível de cobalto em seu sangue estava 300 vezes acima do normal. Ela fez uma nova cirurgia, trocando os implantes de metal pelo revestimento de polietileno. E foi só aí que viu sua saúde melhorar.

“House” já chegou ao fim, mas continua divertindo (e ajudando) muita gente.

Fonte: The New York Times e Folha de S.Paulo

RELACIONADOS