6 dicas para economizar ao morar sozinho

Ter um lugar para chamar de seu tem diversos benefícios, como ter mais privacidade e liberdade; mas também envolve responsabilidades, como controlar mais as suas finanças. De acordo com um estudo do SPC Brasil e da CNDL, 8 em cada 10 pessoas que moram sozinhas não se planejam financeiramente antes de dar esse passo. Além disso, 34% dos entrevistados afirmaram que morar sozinho contribuiu para que extrapolassem o orçamento. Por isso, no post de hoje listamos dicas preciosas para você reduzir suas despesas morando sozinho:

1.Faça uma planilha de gastos: coloque em uma planilha quanto você ganha e o quanto gasta, não esquecendo de separar as suas despesas por categoria (alimentação, luz, água, telefone, lazer). Assim, você terá uma noção das coisas com as quais mais gasta e poderá focar os seus esforços em economizar nesses pontos.

2.Controle as contas a vencer: quem vai morar sozinho, frequentemente, se perde um pouco com essa responsabilidade de ter que pagar várias contas e pode deixar a data de vencimento passar. Nesse sentido, colocar contas como água, luz, gás e telefone no débito automático impede que você pague juros. Outra dica é juntar o vencimento de todas as contas para dois a três dias após a data de recebimento do salário, para facilitar a organização.

3.Reflita sobre suas despesas: os pequenos gastos de cada dia fazem ainda mais diferença quando você decide morar sozinho. Os 5 reais que você gasta com um lanche todos os dias, somados, podem ser suficientes para pagar sua conta de telefone, por exemplo. Pense nisso. Avalie também o quanto você usa dos serviços que contrata, como jornal, TV por assinatura, plano de celular, academia. Pesquise bastante e mude para opções mais baratas.

 4.Faça você mesmo: se você for morar em um apê apartamento pequeno, pode abrir mão da diarista e colocar a mão na massa para fazer a faxina. Monte um cronograma de limpeza, fazendo um pouquinho a cada dia e economize bastante. Ou, se a casa estiver precisando de uma pintura, por exemplo, tire um fim de semana para fazer isso, chame alguém para ajudar.

5.Alimentação: para não desperdiçar comida, a sugestão é comprar pequenas porções fracionadas dos alimentos, com idas semanais ao supermercado. Comprar comida em grande quantidade é receita certa para jogar fora e desperdiçar. Além disso, outra ideia para economizar e evitar comer fora durante a semana é levar marmitas para o trabalho.

6.Consuma de forma consciente: reduzir, reutilizar e reciclar são as palavras-chave do consumo consciente. Experimente trocar o shopping pelos brechós, comprar móveis usados. Além de beneficiar o meio ambiente, todas essas atitudes são excelentes para o seu bolso.

Morar sozinho é tudo de bom. Economize desde já com as nossas dicas e aproveite a vida sem entrar no vermelho!

RELACIONADOS