Doença Periodontal

Você sabe o que é Doença Periodontal?

É uma doença que se caracteriza por uma inflamação que pode durar mais de 3 meses e tem origem bacteriana. Ela começa afetando a gengiva (gengivite) e pode levar à perda do osso e dos ligamentos responsáveis pela fixação dos dentes (periodontite).

Mas como saber se tenho?

A gengiva saudável é firme, cor de rosa pálido, não sangra facilmente e cobre toda a raiz do dente. Os dentes estão bem presos e o osso de suporte e as fibras do ligamento estão saudáveis.
Uma inflamação, conhecida como gengivite, pode ocorrer na gengiva devido à falta de uma boa higienização. Na gengivite, a gengiva adquire a coloração avermelhada intensa e sem brilho, ficando mais sensível. Pode haver sangramento gengival, sugerindo que há algo de errado. Se ele persistir, sua causa deve ser investigada e tratada o mais breve possível.
Quando não tratada, a gengivite se torna periodontite, caracterizada pela presença do tártaro e comprometimento dos tecidos de suporte do dente.

blog Doença Periodontal

Prevenção

A conscientização é o primeiro passo para que a doença periodontal (gengivite e periodontite) seja evitada.
O controle diário da placa bacteriana, por meio de uma escovação correta, com escova de dente, fio dental e escovas especiais (interdentais) para uma higiene bucal avançada, quando necessárias, é suficiente para manter a gengiva e os dentes em condição de saúde.
Estudos comprovam que o fumo, bruxismo, deficiências nutricionais, medicamentos e doenças emocionais podem potencializar os efeitos da periodontite, sendo fundamental evitar estes fatores.

Tratamento

Tanto na gengivite quanto na periodontite, a motivação do indivíduo, associada às técnicas corretas e adequadas de higiene bucal, são eficazes no tratamento da doença.
No caso da gengivite, o controle de placa realizado pelo paciente, por meio de uma minuciosa higiene bucal, é essencial e tem fundamental importância no sucesso do tratamento e na manutenção dos resultados.  Já na periodontite, além dos cuidados citados para o tratamento da gengivite, é fundamental diagnosticar e estabilizar a doença por meio de sessões de raspagem para remoção de tártaro, realizadas por um dentista especialista (Periodontista).
Após o controle da periodontite, é de suma importância que o paciente retorne periodicamente ao dentista de confiança para controle da doença.

Você sabia?
Periodontia: É a especialidade que tem como objetivo o estudo, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças gengivais e periodontais, visando à promoção e ao restabelecimento da saúde periodontal. (Resolução CFO – 185/93, de 26/04/93).

Responsáveis técnicas:
Dra. Ursula Victoria – CRO 83316
Dra. Cristiane Hiromi Tamaki – CRO 60531
Dra. Renata Peixinho – CRO 97388

 

Aproveite e conheça o plano odontológico da Seguros Unimed: Banner Blog Rodape Doença Periodontal

RELACIONADOS