Dieta e Saúde Bucal - Blog da Seguros Unimed - Blog da Seguros Unimed

Dieta e Saúde Bucal

A saúde bucal é uma das últimas coisas que lembramos quando pensamos em uma dieta equilibrada. Mas tudo o que comemos tem relação direta com nossa saúde como um todo, e isso inclui a saúde de nossa boca.

O consumo excessivo de açúcares e carboidratos, sem uma adequada higienização bucal, aumenta o risco de cáries em todas as faixas etárias. Isso acontece porque os dentes são recobertos por uma fina película, chamada placa bacteriana, que “digere” o açúcar e produz um ácido que enfraquece o esmalte.

A consistência dos alimentos também interfere. Alimentos pegajosos e que ficam por longos períodos na boca (como balas, por exemplo) são mais prejudiciais aos dentes. Por outro lado, comidas com textura mais dura (maçãs, cenouras, etc.) estimulam maior secreção de saliva.

O ideal para evitar esses problemas é incluir o consumo de açúcar após as principais refeições, associado a uma adequada higienização com o uso de fio dental, escovação e enxaguante bucal, e não nos intervalos entre as alimentações, quando a limpeza geralmente não é realizada.

A escovação é importante ser realizada logo após a ingestão de bebidas ou alimentos, pois ajuda a eliminar a placa e neutralizar o efeito de ácidos. Assim, a progressão da cárie é impedida.

A importância de uma alimentação adequada e a conscientização do consumo equilibrado de açúcar devem seguidas desde bebê.

Responsável técnica
Dra Juliana Rossi de Almeida Lopes
CRO SP 100320

 

RELACIONADOS