Dicas para evitar lesões nos joelhos durante as atividades físicas

A prática de exercícios, sobretudo corridas e caminhadas, contribui para a melhoria da circulação do sangue, libera endorfina (hormônio que combate o estresse) e fortalece o corpo, porém alguns cuidados são necessários.
Confira algumas dicas que vão te ajudar a ter mais qualidade de vida:

Pense no conforto
Use calçados com mais amortecimento e, de preferência, específicos para o seu tipo de pisada. Com o impacto mais suave e a melhor distribuição de peso durante cada passo, os joelhos não precisam de um esforço excessivo desnecessário.

Escolha o melhor caminho
Procure por terrenos menos duros e com mais nivelamento. Correr subindo ladeiras ou na areia demanda mais resistência, mas é interessante para os níveis intermediários e avançados de corredores.

Não esqueça do alongamento
Realize-o para manter a saúde das articulações, ampliar a elasticidade dos músculos e tornar os movimentos melhores e mais amplos.

Respeite os limites do seu corpo
O esforço de tentar superar os próprios limites é válido, mas, quando o cansaço chegar, não exagere! O descanso é tão importante quanto a atividade física em si. Se um dia todo de pausa parece exagero, opte por exercícios com movimentos leves.

Se você já teve problemas nos joelhos, tenha o dobro de cautela
Pessoas com problemas como a condromalácia patelar, que acontece quando há degeneração da cartilagem, precisam interromper a rotina de atividades até garantirem que é seguro recomeçar. O retorno deve ser gradual e o aumento da intensidade do exercício só é recomendável após a recuperação total.

 

RELACIONADOS