Conheça os tipos de Diabetes e saiba como se prevenir

O Dia Mundial do Diabetes tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre esta patologia e incentivar o setor de saúde a aprimorar suas práticas preventivas. Esta é uma patologia crônica caracterizada pela diminuição da produção ou dificuldade da ação do hormônio Insulina pelo pâncreas.

A insulina é responsável pela utilização da glicose pelas células do organismo. E quando a doença se instala de fato, pode levar a complicações sérias no coração, derrames, danos aos rins, aos nervos e aos olhos, além de poder levar à cegueira e à amputação dos membros inferiores.

Os tipos de Diabetes:
Tipo 1: mais comum em pacientes jovens e crianças, a diabetes tipo 1 caracteriza-se por uma menor produção de Insulina pelo pâncreas. Nesses casos, o paciente necessita de reposição do hormônio para o resto da vida.

Tipo 2: nesse tipo de diabetes, a utilização de glicose pelas células do organismo está prejudicada. O paciente pode receber remédios via oral e, eventualmente, precisar de suplementação de Insulina.

Diabetes Gestacional: ocorre em 1 em 25 gestações e, geralmente, desaparece após a gestação. Mulheres que desenvolvem diabetes gestacional possuem mais chances de se tornar diabéticas futuramente.

É possível se prevenir?
O Diabetes tipo 1 não pode ser prevenido, mas há evidências de que o diabetes tipo 2 pode ser prevenido com a prática de exercícios, alimentação adequada, diminuição do estresse, abandono do tabagismo, além de exames de sangue periódicos. Esteja atento aos sintomas e previna-se desde já!

Tags:

RELACIONADOS