Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue Voluntário

Neste Dia Mundial do Doador de Sangue Voluntário, queremos lembrar que doar sangue é um ato de solidariedade.
Você sabia que cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas? Atualmente, são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha constantemente para aumentar este índice.

Há critérios que permitem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue. Para fazer a doação, você precisa:

- Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- Estar bem de saúde;
- Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Pesar mais de 50 Kg;
- Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
- Não ter feito tatuagens em um período de 12 meses.

É importante também estar atento aos intervalos de doação. Homens podem doar num intervalo de 60 dias (até 4 doações por ano) e mulheres, 90 dias (até 3 doações por ano).

Agora que você já tem todas as informações, está pronto pra fazer a sua parte. Confira os hemocentros mais próximos de você no site http://www.prosangue.sp.gov.br/hemocentros/.

Fonte: Seguros Unimed

RELACIONADOS