Está difícil de dormir? Descubra 12 erros que podem estar tirando o seu sono.

Depois de um dia corrido, você chega em casa e ao se deitar para dormir pergunta-se: cadê o sono? Calma, você não é a única pessoa no mundo que passa por esses momentos de insônia, em que tudo o que gostaria é uma noite bem dormida e o corpo descansado na manhã seguinte. A seguir, separamos alguns erros que você pode estar cometendo e soluções simples para o sono voltar à sua vida.

1. Dormir com a TV ligada ou levar smartphone, tablet e notebook para a cama.
Se você está acostumado com aquela última espiada nas redes sociais antes de dormir ou a TV é presença confirmada nas suas noites, saiba: a luz branca artificial desses aparelhos afetam a produção de melatonina, hormônio responsável pela estimulação ao sono.

2. Não desacelerar antes de dormir
Nada de atividades muito agitadas antes de se deitar. O negócio é relaxar com tarefas monótonas, como arrumar algo na casa ou uma boa palavras-cruzadas.

3. Tomar bebidas com cafeína antes de ir para a cama
O famoso cafezinho poucas horas antes de dormir, pode atrasar a chegada do sono. O ideal é evitar as bebidas com cafeína, que são estimulantes e prejudicam a qualidade do sono.
 
4.Fumar antes de dormir
A nicotina também é estimulante e por isso, as tragadas devem ser evitadas uma hora antes de se recolher.

5. Consumir bebidas alcoólicas antes de ir para a cama
O consumo de bebidas alcoólicas pouco tempo antes de dormir contribui para uma noite de sono fragmentado.

6.Ingerir calmantes ou relaxantes sem prescrição médica
Tome cuidado! Remédios devem ser considerados somente em último caso e com prescrição médica. Do contrário, o efeito pode não ser o esperado.

7. Não preparar o ambiente corretamente
Quarto bom para dormir é quarto silencioso, escuro e com a temperatura agradável (entre 17°C e 27°C). Simples assim!

8.Levar preocupações para a cama
Qualquer tipo de problema deve ser barrado antes de você se deitar. Uma mente tranquila com certeza descansa muito melhor.

9.Não encontrar a melhor posição para dormir
Aqui não existe uma regra padrão, pois como sabemos, cada corpo tem as suas particularidade. Cabe a você mesmo encontrar a posição mais confortável na cama.

10.Dormir com fome ou sede
Quando a fome ou a sede bate, todos sabem: sai da frente! Nem o sono é poupado e uma hora ou outra ele é interrompido.

11.Ir para a cama após uma farta refeição
Quando deitamos, a digestão é interrompida e a comida fica parada no estômago. Para escapar de indisposição, tosse, ânsia e refluxo, a dica é parar de abrir a geladeira pelo menos uma hora antes de ir para a cama.

12.Não prestar atenção em possíveis problemas de sono
Se mesmo com todos os cuidados tomados a qualidade do sono não melhorar, o problema pode ser mais complexo. Sono não é bobagem, e nesses casos deve-se procurar um médico especializado em distúrbios do sono, para que o real problema seja diagnosticado e tratado.

RELACIONADOS