Precisamos falar sobre depressão

No Dia Mundial da Saúde que ocorre amanhã, a Organização Mundial da Saúde pretende ampliar a discussão sobre a depressão, doença que atinge cada vez mais pessoas com o passar dos anos. Falar abertamente sobre a depressão é o primeiro passo para entendê-la melhor e reduzir seu estigma.

O que é depressão?
A depressão é uma doença crônica psiquiátricacomum e que acomete pessoas de todas as idades. Ela atinge o corpo, humor e pensamentos, onde o indivíduotem sintomas por um período de pelo menos 02 semanas, na maior parte do tempo. Os principais são:
• Humor deprimido, tristeza;
• Perda de interesse e prazer em atividades antes agradáveis;
• Falta de energia para atividades habituais (cansaço constante);
• Alteração do padrão de sono e apetite (pode aumentar ou diminuir);
• Diminuição da capacidade de concentração, cansaço mental;
• Ansiedade, mau humor, insatisfação generalizada;
• Sentimentos de medo, culpa, insegurança, vazio, pessimismo;
• Sintomas físicos não justificados por outras doenças como dores, sintomas gastrointestinais;
• E, em casos mais graves,ideias de morte e suicídio.
Esses sintomas variam de intensidade e podem ser crônicos, com episódios recorrentes ou isolados e não necessariamente desencadeados por um evento traumático.

Quais são as causas da depressão?
Existem várias teorias sobre o que pode levar a essa condição, entre elas estão: predisposição genética, alterações bioquímicas cerebrais (serotonina), disfunções endócrinas e neurofisiológicas, fatores psicológicos e/ou sociais e até doenças crônicas.

Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é clínico, baseado nos sintomas, enão existem exames que confirmem a depressão.Em certas situações, alguns exames são pedidos para se descartar outras doenças que podem ter sintomas semelhantes.

O tratamento depende da gravidade do problema e pode incluir medicamentos, tratamento psicológico, atividades físicas, etc. Em todos os casos, pode demorar meses para se notar melhora e é de extrema importância que não se interrompa o tratamento para evitar recaídas.

ATENÇÃO! A DEPRESSÃO É UMA DOENÇA PSICOLÓGICA SÉRIA E PRECISA DE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
QUANTO ANTES OS SINTOMAS FOREM IDENTIFICADOS, MAIS RÁPIDO ELA SERÁ TRATADA.

RELACIONADOS