Deixe a sua refeição mais ecológica e sustentável.

Os primeiros passos para uma vida saudável são mais simples do que imaginamos e podemos realizá-los em nossa rotina. Que tal começar a mudança pela cozinha e repensar a forma de preparo dos alimentos?

O desperdício não é bem-vindo
Muitas vezes, alimentos bons para o consumo vão parar no lixo, principalmente em praças de alimentação. Para evitar esse costume dentro de sua casa, mude alguns hábitos e aproveite ao máximo as possibilidades:

A lista é sua amiga: A boa e velha “lista de compras” é sempre útil. Antes de ir ao mercado, anote tudo o que for necessário e as quantidades exatas de cada item. Dessa forma, a chance de ceder aos excessos é muito menor.

Aproveite cada pedaço dos ingredientes: Tenha muita calma antes de descartar alimentos com partes deterioradas. Basta cortá-las com uma faca e utilizar o resto normalmente (sempre que for possível, é claro). É válido ficar de olho nas sobras: em vez de jogá-las fora, faça novas receitas, como bolinhos ou combinações de petiscos. Desperte a sua criatividade com algo diferente e inusitado.

Quanto mais natural, melhor
Produtos frescos são mais saudáveis e baratos do que as comidas congeladas, sem contar que precisam de menos energia para serem preparados. Você perde um pouco na praticidade, mas ganha muito na economia. Procure também por alimentos integrais: aproveite todas as partes, como cascas, grãos etc.

Preservar recursos é importante
Às vezes, é viável reutilizar a água de cozimento de alguns alimentos para lavar a louça, o que te ajuda a economizar e afasta o risco de esquecer a torneira ligada. Outro detalhe que requer atenção é o consumo do gás de cozinha: cuidado com o uso excessivo. Deixe-o regulado para manter a temperatura desejada.

RELACIONADOS