Saiba como adotar o consumo colaborativo no dia a dia

Alugar sua casa quando você está fora, dar carona, emprestar algo que você usa pouco, organizar um brechó de trocas entre amigos. Tudo isso é consumo colaborativo! Segundo uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com a CNDL Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 79% dos entrevistados concordam que o consumo colaborativo torna a vida mais fácil e funcional. Para 47%, a principal vantagem da prática é a economia de dinheiro, enquanto 46% acreditam que a economia colaborativa é perfeita para evitar o desperdício.

O conceito de doar e vender produtos, serviços e experiências é um hábito colaborativo bem antigo. Mas foi a partir de 2008, nos Estados Unidos, que essa tendência começou a se popularizar. As formas mais comuns de consumo colaborativo são as caronas (82%), o aluguel de casas e apartamentos (81%), o aluguel de bikes (77%), o coworking (72%) e o aluguel de roupas (72%).

E o mais legal é que você pode contribuir para esse movimento sem sair de casa. Fique ligado em alguns sites e apps que podem ajudar você a consumir de forma colaborativa:

- Workaway: é um site criado para promover a troca justa entre viajantes, que buscam por uma experiência diferenciada, e famílias, indivíduos ou organizações que necessitam de ajuda em suas atividades diárias
- Waze: as rotas e as informações são estruturadas através de notícias e alertas dados pelos próprios usuários.
- Enjoei: a ideia é que você compre coisas em bom estado por preços menores e, se quiser, pode abrir uma lojinha online para vender o que você quiser também.
- AirBNB: você fica hospedado na casa, apê ou quarto de um desconhecido, por um preço camarada. Da mesma forma, você também pode oferecer a sua casa ou quarto para outras pessoas se hospedarem.
- Couch Surfing: você pode oferecer um ou mais quartos na sua casa para receber turistas. E também pode ser hospedar ao redor do mundo e ainda ter um contato mais próximo com a cultura local.
- Uber: a modalidade pool faz com que você possa compartilhar o carro com outras pessoas que estão indo para um destino semelhante ou igual ao seu.
- Descola Aí: nesse site você “descola” coisas úteis para você, pesquisando por produtos, serviços e experiências que as pessoas estão colocando à disposição no site. Entre elas: troca de livros, venda de objetos e até de serviços como aulas de dança e fotografia.
- Dog Hero: A plataforma liga pessoas que têm cachorro em casa a um anfitrião que hospedará seu pet com segurança na residência dele.
- Blablacar: A plataforma de compartilhamento de viagem acessível tem como objetivo aproximar condutores que viajam para um determinado destino a passageiros com trajetos parecidos.

Diante dos atuais problemas sociais e ambientais, substituir o acúmulo pelo compartilhamento é mais que uma escolha, é uma necessidade. Comece a mudança por você!

RELACIONADOS