Conheça a Wakati, uma caixa que conserva alimentos e ajuda a alimentar mais gente em comunidades carentes

A escassez e o preço da energia muitas vezes impedem que agricultores e famílias de regiões em desenvolvimento tenham geladeiras para conservar seus alimentos. Pensando em combater o desperdício e aumentar o acesso dos moradores à comida, um designer belga chamado Arne Pauwels criou a Wakati, uma caixa refrigerada mantida a partir da energia solar e que pode armazenar de 200 kg a 400 kg de frutas e vegetais.

Em swahili, língua oficial de alguns países africanos, Wakati significa “tempo”, um bem valioso quando se trata de manter os alimentos em condições de consumo, fazendo com que o caminho do lixo seja, na verdade, o da mesa de várias pessoas.

O funcionamento é simples. Um pequeno painel solar de três watts fica no topo da caixa. A energia ali gerada alimenta um ventilador que, gradualmente, evapora a água armazenada em um pequeno reservatório. O mecanismo torna o interior da caixa úmido e fresco gastando apenas um litro de água por semana.

Assim, alimentos que durariam apenas dois dias, por exemplo, podem durar até 10, aumentando o lucro dos produtores e consequentemente o acesso das famílias a essas frutas e vegetais.

Em fase de testes, cerca de 100 Wakatis foram fornecidas a regiões do Haiti, Afeganistão e Uganda. Cada caixa deverá custar 100 dólares quando ocorrer a produção em larga escala.

Fonte: Planeta Sustentável (http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/caixa-conserva-alimentos-de-comunidades-carentes-sem-geladeira/)

RELACIONADOS