Conheça seis bebidas que podem trazer benefícios à saúde - Blog da Seguros Unimed - Blog da Seguros Unimed

Conheça seis bebidas que podem trazer benefícios à saúde

Quase todo mundo fala sobre os alimentos que são mais indicados a quem gostaria de levar uma vida saudável, mas pouco ainda é dito sobre as bebidas. Claro, há os inimigos da saúde famosos, como os refrigerantes e o excesso de bebida alcoólica, mas e quanto aos que podem ajudar? Confira a seguir:

Água:
É a bebida mais recomendada por nutricionistas e o modo mais eficiente de hidratar o corpo e manter em dia todas as funções metabólicas e celulares do organismo. Após atividades físicas, vale a pena beber água de coco por conter eletrólitos, como sódio e potássio, que são perdidos no suor. A recomendação mais conhecida é a de beber dois litros de água por dia, mas novos estudos afirmam que essa quantidade varia de pessoa para pessoa. Por isso, tome sempre pequenos goles ao longo do dia.

Sucos:
Quando naturais e feitos na hora, sucos são ótimas fontes de vitaminas, antioxidantes e minerais. Lembre-se apenas de que o suco não contém tantas fibras quanto as frutas, já que elas estão em maior quantidade no bagaço, geralmente desprezado no preparo do suco. Sempre que possível, misture várias frutas e vegetais, que têm diferentes funções protetoras do organismo.

Leite:
Principal fonte de cálcio, geralmente é cortado da dieta junto com vários laticínios. É perigoso esse hábito e, no futuro, a carência de leite pode contribuir para a osteoporose. Alguns estudos mostram que o consumo de leite com chocolate ajuda durante a prática de exercícios. Ele só não deve ser consumido junto com o café, já que a cafeína impede a formação de substâncias essenciais para a absorção do cálcio.

Chá verde:
Rico em antioxidantes que combatem os radicais livres que envelhecem as células, também é uma bebida termogênica, ou seja, que acelera o metabolismo, ajudando no processo de emagrecimento (desde que aliado a uma dieta específica para esse fim). O chá verde pode também ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Chá mate:
Rico em vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, sódio e ferro, ajuda a controlar o colesterol ruim e aumenta os níveis de colesterol bom. Como tem cafeína, deve ser tomado com moderação, pois pode aumentar a irritabilidade e dificuldade de concentração. Beba, no máximo, 3 xícaras por dia.

Café:
Se consumido com moderação (no máximo, 6 xícaras por dia), o café é benéfico. Exerce papel antioxidante, ajudando a prevenir o envelhecimento celular e doenças como o câncer. Invista em grãos pouco torrados, que preservam a maior parte dos nutrientes.

 

Fonte: Minha Vida (http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/15604-sete-bebidas-para-fazer-a-dieta-funcionar-melhor/7)

RELACIONADOS