CONHEÇA O INSTITUTO SUPERAR

O Instituto Superar é uma ONG que provou ao país o quanto era possível fazer do paradesporto algo realmente valioso, que teve papel de destaque no surgimento deste novo segmento esportivo e de mercado. Vem crescendo de forma contundente e tomando conta do mercado em que se insere. O modelo bem sucedido alcança números impensáveis até então.

O Instituto Superar tem como missão promover o desenvolvimento da pessoa com deficiência através do esporte paraolímpico e da educação, estimulando o surgimento de estruturas que facilitem a sua integração e inclusão social.

Instituto Superar Logo CONHEÇA O INSTITUTO SUPERAR

Em 2012 foi a melhor participação do Brasil em todas as edições dos Jogos Paraolímpicos. Com 21 medalhas de ouro e a 7ª posição no ranking geral entre os Países, o desempenho é quatro vezes melhor do que o da delegação olímpica brasileira – que fechou sua participação em Londres com 3 ouros e o 22º lugar – se considerarmos a relação entre as medalhas de ouro conquistadas versus o total de medalhas de ouro distribuídas.

O Centro de Treinamento Unimed/Superar é o que se pode chamar de ponto alto de um projeto que vem acumulando muitas vitórias. É a primeira vez que se constrói no Brasil um equipamento esportivo de excelência pensando nos esportes olímpico e paraolímpico ao mesmo tempo. Mais um exemplo do que o Superar chama de “integração” no esporte. O CT Unimed/Superar tem 23 mil metros quadrados de área construída, inteiramente preparada para 13 modalides olímpicas e 12 paraolímpicas, com 100% de acessibilidade para atletas com e sem deficiência.

A obra está 50% concluída e finalizará no início de 2014. Uma obra do Superar, mas um legado da cidade do Rio de Janeiro, em tempos de grande carência por unidades esportivas de qualidade. Dois ginásios, campo de arremessos, pista de atletismo (de velocidade), academia, clínica de fisioterapia, restaurante, alojamento, auditórios. Uma bela ferramenta para a melhoria do esporte no país.

Instituto Superar CT 1 CONHEÇA O INSTITUTO SUPERAR

Dentro do conceito de verticalidade implementado pelo Superar, uma das etapas é o papel de clube esportivo. Depois que o talento é detectado, é preciso dar vazão à sua capacidade de competir, participar de eventos regionais, nacionais e internacionais.

No Superar Clube, é feito o primeiro contrato desses meninos e meninas, proporcionando benefícios como plano de saúde Unimed, moradia, alimentação, transporte e infraestrutura de treinamento de alto rendimento. Além da bolsa em dinheiro na maioria dos casos. Os resultados têm sido rápidos. Entre atletas olímpicos e paraolímpicos há mais de 30 em seleções brasileiras de suas modalidades. Sem contar os incontáveis títulos que vêm se acumulando em natação, atletismo, triatlo, canoagem, tênis de mesa, fut 7, fut 5, remo, vôlei de praia, hipismo.

Instituto Superar Marivana CONHEÇA O INSTITUTO SUPERAR

Marivana Oliveira – Arremesso de Peso

Instituto Superar Rosinha CONHEÇA O INSTITUTO SUPERAR

Roseane Ferreira, a Rosinha – Lançamento de Disco

Instituto Superar Jonathan CONHEÇA O INSTITUTO SUPERAR

Jonathan de Souza Santos – Arremesso de Peso e Lançamento de Disco

Instituto Superar Lucas Prado CONHEÇA O INSTITUTO SUPERAR

Lucas Prado – Atletismo

Para o Movimento Superar, atitude é o que pode mudar o esporte para melhor no Brasil. Uma crença em modelos novos e sustentáveis; em projetos inovadores, que ajudam a multiplicar melhores práticas. Atitude é um não à passividade e à preguiça. É não depender. Ir atrás de seus objetivos com gana, sem esquecer a criatividade e o respeito. Atitude é não sentar e reclamar da falta de incentivos, do apoio que não chega, mas trabalhar pelo que busca. Atitude é encarar o esporte como um espetáculo de entretenimento, custeado pelo que vale como produto, gerando benefícios para todos os envolvidos. Atitude é olhar o todo. Transformar o esporte em cultura, um caminho para a educação e para a saúde. Atitude é a diferença.

RELACIONADOS