Conheça mitos e verdades sobre a saúde da sua boca

Existem muitos enganos acerca do cuidado com os dentes, língua e gengivas. Será que você já cometeu algum deles? Confira as dicas do cirurgião dentista Flavio Goulart, ouvido pelo jornal gaúcho “Zero Hora”.

Chiclete sem açúcar ajuda a combater cáries. Verdade ou mito?

Mito. O único modo de evitar cáries é escovar os dentes e usar o fio dental, além de realizar bochechos com produtos que contenham flúor. O chiclete sem açúcar não causa cáries, mas também não é considerado um fator de prevenção. Porém, ele provoca mastigação excessiva, que pode levar a uma fadiga muscular na região da boca e acentuar problemas relacionados ao bruxismo, entre outros.

O dente do siso sempre deve ser extraído. Verdade ou mito?

Mito. Quando o dente está na posição correta, não é preciso extraí-lo. Porém, é raro que isso ocorra, daí a necessidade de extraí-lo na maior parte dos casos.

Dentes sensíveis ficam mais fortes com o uso do flúor. Verdade ou mito?

Verdade. O flúor provoca um processo de remineralização nos dentes, o que ajuda a diminuir a sensibilidade na região. Mas existem técnicas mais modernas disponíveis, como o uso do laser, método indolor e eficaz.

Bicarbonato de sódio clareia os dentes e não causa problemas. Verdade ou mito?

Mito. Trata-se de um produto altamente abrasivo e que pode desgastar o esmalte dentário, causando danos graves. Somente dentistas podem utilizá-lo com segurança.

Enxaguantes bucais podem substituir a escovação. Verdade ou mito?

Mito. Eles apenas completam a higiene bucal.

Clareamento dental deixa os dentes sensíveis. Verdade ou mito?

Verdade. Por isso, é fundamental contar com a avaliação criteriosa de um dentista antes de encarar o processo.

Escovas duras limpam melhor. Verdade ou mito?

Mito. A escova sempre deve ser macia ou ultramacia e ter a cabeça pequena. Com a escovação, precisamos massagear a gengiva, sem fazer pressão e assim evitarmos o desgaste do esmalte. Além dos dentes, também devemos escovar as bochechas, língua e tecidos próximos, evitando acúmulo de comida e o mau hálito.

É preciso usar bastante pasta de dente a cada escovação. Verdade ou mito?

Mito. Colocar mais pasta na escova não significa aumentar benefícios, é puro desperdício. Coloque só a quantidade que ocupe o sentido transverso da escova.

Escovar os dentes antes de dormir é fundamental. Verdade ou mito?

Verdade. Esta é a escovação mais importante do dia, pois, pulando-a, você deixará os restos de alimento por mais tempo na boca.

Chá verde escurece os dentes. Verdade ou mito?

Verdade. O consumo regular de chás em geral, café e refrigerantes à base de cola, além de alimentos com muito corante, provocam o escurecimento acelerado dos dentes.

 

Fonte: Zero Hora (http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/bem-estar/noticia/2014/04/conheca-mitos-e-verdades-sobre-a-saude-bucal-4488408.html)

RELACIONADOS