Confira algumas sugestões para um bom passeio nas férias escolares

O aprendizado pode acontecer em qualquer lugar e não é, necessariamente, algo chato ou metódico. Fora da sala de aula, o aprendizado acontece naturalmente, é absolutamente informal – mas não menos importante.

Durante as férias escolares, também é possível aprender muito, e os pais têm um papel fundamental na aprendizagem dos filhos. Dependendo da abordagem usada, uma visita ao museu pode ser muito divertida. O segredo é respeitar o tempo do jovem e da criança e não forçar nada, deixá-las escolher o que vão fazer. Dessa maneira, elas poderão aproveitar e aprender mais.
Confira algumas sugestões para um bom passeio e como incentivar o aprendizado em cada um:

Em Casa
Para afastar seu filho de um mês em frente à TV a receita são os jogos e as brincadeiras. Jogos de cartas e de tabuleiros são divertidos e podem ensinar muita coisa. Na infância, as brincadeiras são uma das principais fontes de aprendizado.

Parque
Parques são propícios pra brincar, praticar esportes e conhecer a natureza. Por meio de atividades físicas pode-se desenvolver autonomia, respeito pelo outro, trabalho em equipe e até mesmo a criatividade. Além disso, é possível ter contato com animais e plantas e quase sempre se encontra informações sobre as diversas formas de vida ali presentes.
E qualquer parque pode ser interessante, até mesmo os pequenos. O importante é seu filho se sentir à vontade.

Museu
Em um museu histórico, é indicado incentivar a criança ou o jovem a procurar em uma obra elementos que despertem a atenção dele. Um detalhe em um quadro pode ser incrível para a criança e estimular sua criatividade. E para a visita ficar mais legal, é preciso respeitar o tempo e o interesse das crianças.

Planetário
A tecnologia dos planetários permite explicar de forma lúdica e visual o funcionamento dos astros, planetas e demais elementos que compõe o universo. Dificilmente uma aula consegue ser tão informativa e lúdica. Depois da visita, tire uma noite pra observar o céu com seu filho e tentar identificar ao vivo o que foi visto no planetário.

Teatro
O aprendizado com o teatro se assemelha, em alguns aspectos, com o do cinema. Mas pode ser ainda mais impactante pela proximidade entre a plateia e os atores. Assistindo a uma peça, somos convidados a interagir e experimentamos a obra com maior intensidade. E quanto mais próximo você se sentar do palco, maior a chance de você participar da peça. Se seu filho gostar desse tipo de envolvimento, procure sentar nas primeiras fileiras.

Como se divertir e aprender na biblioteca
Livros aumentam nosso repertório, expandem nosso universo. Bibliotecas costumam ser gratuitas e permanecem abertas durante as férias. Além dos livros, muitas contam com acervos de vídeos, DVDs, gibis, histórias em quadrinhos, e rodas de contação de histórias para crianças. Para aproveitar ainda mais uma visita à biblioteca, procure saber a programação do dia e escolha seu programa favorito.

RELACIONADOS