Como usar o cartão de crédito com inteligência

O cartão de crédito pode ser um aliado ou um vilão no momento de fechar as contas do mês. Algumas pessoas encontram como melhor caminho desistir de vez desse recurso e focar apenas em outras formas de pagamento. Mas você não precisa ser tão radical e, com algumas dicas, pode aprender a domar o cartão e utilizá-lo de maneira inteligente.

A principal dica dos especialistas é jamais deixar de pagar a fatura do cartão. Atualmente, as taxas podem chegar a 9% ao mês. Isso é muito mais do que rende a poupança em um ano. Assim, caso você não tenha dinheiro para fazer o pagamento total em determinado mês, o indicado é entrar em contato com a operadora do cartão e pedir um congelamento daquela dívida. O pagamento parcial ou da parcela mínima do cartão pode ser um início de uma grande dívida, da qual você pode escapar fazendo uma negociação.

A melhor maneira de usar os benefícios do cartão de crédito é seguir três das principais dicas de Mauro Calil, fundador da Academia do Dinheiro. A primeira delas é: não ter mais do que dois cartões de bandeiras diferentes. Em segundo lugar, ficar atento ao limite de compras. A soma dos dois limites não deve passar de 50% do seu salário. E a última dica é sempre pagar o valor total da fatura para ficar longe da bola de neve das dívidas.

Fonte: Exame (http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/como-usar-o-cartao-de-credito-de-um-jeito-mais-inteligente)

RELACIONADOS