Como manter a boa forma nas festas de final de ano?

Não engordar entre dezembro e janeiro é uma tarefa que requer a adoção de uma postura saudável não só durante os eventos sociais, mas também antes e depois deles. As festas de final de ano podem ser momentos difíceis para quem quer manter a boa forma.

Petiscos, doces e bebidas alcoólicas costumam fazer parte do cardápio das confraternizações, que lotam a agenda nesse período.

Para virar o ano de bem com a balança, com a mente e o corpo leves, prepare o seu organismo. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a manter o peso durante e depois dos eventos sociais desta época.

Natal Diabetico Interna 600x282 Como manter a boa forma nas festas de final de ano?

  • DURANTE
  • Não faça da refeição ou da bebida o atrativo principal da festa. Mude o foco: faça da interação social a grande atração. Converse, ria, dance, aproveite ao máximo a reunião com familiares e amigos.

    Antes do prato principal, coma um farto prato de salada e mastigue-o bem. O processo gera mais saciedade e ajuda a evitar exageros.

    Não coma de tudo um pouco. Ao contrário do que diz a máxima popular, quem não quer engordar deve evitar provar todas as opções do cardápio. O ideal é priorizar os itens com menos açúcar e gordura, além de preferir os assados aos fritos e as frutas naturais às cristalizadas.

    Modere a ingestão de álcool. Muitos até podem fazer questão de se esquecer, mas as bebidas têm muitas calorias. Em média, uma lata de cerveja ou um drinque pequeno com leite condensado têm 150 kcal. O problema é que nunca se fica só no brinde…

  • DEPOIS
  • Comeu demais? Deixe a culpa de lado. Perder tempo lamentando o que passou não vai resolver. Também não compense o excesso pulando refeições. Nas próximas vezes, faça escolhas mais saudáveis e conscientize-se sobre a importância de rever seus hábitos.

    Priorize os alimentos leves. Para acabar com o mal-estar, alimente-se regularmente, mas opte pelas carnes magras, especialmente o peixe, e tome bastante água.

    Pratique atividade física de quatro a cinco vezes por semana, pelo menos meia hora por dia. Os exercícios proporcionam a sensação de bem-estar, ajudam no fortalecimento dos ossos e músculos e evitam que você ganhe peso em épocas como o fim do ano.

     

    Fonte: Unimed – Viver Bem

     

    RELACIONADOS