Cárie de mamadeira

Você já ouviu falar de cárie de mamadeira?
A cárie de mamadeira é uma doença que afeta as crianças pequenas e está relacionada principalmente à ingestão de líquidos açucarados durante a noite.

É uma cárie aguda, agressiva, de evolução rápida e que provoca muita sensibilidade (dor), podendo causar a destruição dos dentes de leite em um curto espaço de tempo. Normalmente, os dentes de leite anteriores e superiores são os primeiros a serem afetados.

Conhecendo as causas
Depois da mamada, o leite fica parado na boca da criança. Além disso, durante o período do sono, a salivação é naturalmente reduzida. Esses fatores, associados a uma má higiene bucal, fazem com que a cárie se desenvolva muito rapidamente, causando grandes estragos nos dentes das crianças.

Outros fatores que podem determinar o aparecimento da cárie de mamadeira são: chupetas adoçadas com mel ou açúcar e grande consumo de sucos ácidos (suco de laranja, limão) na mamadeira.

Como evitar
• Não adicionar açúcar ao leite da mamadeira;
• Evitar que a criança durma logo depois de mamar e evitar o “leitinho da madrugada”;
• Lembrar de escovar os dentes depois de cada mamadeira;
• Substituir gradativamente a mamadeira por líquidos no copo.

Além disso, é importante atentar-se sempre aos sintomas e, caso ela já tiver aparecido, saber como tratar.
O primeiro sinal da cárie de mamadeira é o aparecimento de manchas brancas nos dentes, próximo à gengiva. Essa condição é reversível e pode ser tratada com aplicação de flúor.

Em fase avançada da doença, o tratamento restaurador dos dentes é o indicado. Por isso a visita regular ao dentista desde o primeiro ano de vida da criança é tão importante.

Os dentes de leite permanecem na boca das crianças juntamente com os permanentes mais ou menos até os 12 anos de idade e assim, o cuidado e a preservação são fundamentais para evitar futuros problemas, inclusive ortodônticos. A perda prematura desses dentes pode causar sérios problemas para a dentição permanente.

 

Você sabia que…
Odontopediatria é a especialidade que cuida da saúde bucal dos bebês e das crianças até 15 anos, realizando todos os tratamentos necessários.

 

Responsáveis Técnicas:
Dra. Ana Catarina Vieira Bezerra – CROSP 87276
Dra. Ursula Schardong Victoria – CROSP 83316
Dra. Renata Peixinho – CROSP 97388

Fonte: Seguros Unimed

RELACIONADOS