Café e DNA: saiba o que acontece em suas células quando você aprecia a bebida todos os dias

O café proporciona prazer. Não à toa, é uma bebida apreciada em várias partes do mundo e, para alguns, o ato de bebê-lo é um ritual. Uma nova descoberta pode elevar ainda mais o status do singelo (ou não tão singelo) cafezinho. Cientistas europeus concluíram que amantes do café possuem menos fragmentações nos filamentos de DNA presentes nos glóbulos brancos, que atuam no sistema de defesa do organismo.

O estudo foi publicado no “European Journal of Nutrition”. Foram acompanhados 84 homens saudáveis. Ao longo de quatro semanas, metade deles consumiu café extraído do grão arábica. A outra, apenas água. Os dois grupos tinham um grau semelhante de fragmentação do DNA no início do estudo. Porém, ao final, o percentual diminuiu entre os participantes que tomaram café e aumentou entre os que beberam apenas água. A diferença entre os índices foi de 27%, nada tímida.

O problema do DNA mais fragmentado é que ele pode se unir a outros pedaços de DNA quebrado, gerando mutações no material genético. Esse processo está ligado ao envelhecimento e ao surgimento do câncer.

Mais um motivo para tomar uma bela xícara de café!

Fonte: Brasil Post (http://www.brasilpost.com.br/2015/02/19/beber-cafe-todo-dia_n_6710456.html?utm_hp_ref=saude)

RELACIONADOS