Bulimia nervosa

O que é?
A bulimia nervosa é uma alteração alimentar que se caracteriza por períodos de muita comilança seguidos de comportamentos para perda de peso rápida como indução de vômito (90% dos casos), uso de laxantes, abuso de cafeína, uso de drogas e/ou dietas inadequadas.

Diferenças entre bulimia e anorexia
Anorexia está associada a magreza excessiva, longos períodos sem se alimentar e transtornos de ansiedade.
Bulimia envolve grande variação de peso, descontrole alimentar frequente e associação à depressão.
Pacientes bulímicos costumam envergonhar-se de seus problemas alimentares e frequentemente buscam ocultar seus sintomas. Dessa forma, as compulsões periódicas geralmente ocorrem sem o conhecimento dos pais, amigos ou pessoas próximas.

A bulimia costuma causar sofrimento psíquico, pois o bulímico não tem prejuízo somente da sua relação com a comida ou da sua relação com seu corpo, mas também é afetado em suas relações sociais – uma vez que festas e confraternizações envolvem alimentação. Ele se vê atormentado por uma questão que lhe é cotidiana (alimentação) e que não pode ser evitada, pois todos precisam se alimentar.

Mas o que a bulimia tem a ver com a saúde bucal?
A saúde bucal sofre com os consequentes vômitos que são induzidos pelas pessoas bulímicas, porque quando os dentes entram em contato com os ácidos vindos do estômago, eles se tornam enfraquecidos e passam a sofrer com desgastes e o surgimento de cáries, além disso, tornam-se mais sensíveis ao frio e ao calor.
Mas não são apenas os dentes que sofrem com a bulimia, ela também pode causar inflamações nas glândulas salivares, nas bochechas e na garganta, língua seca, gengivas doloridas e feridas na boca.

Outros sintomas
Alguns dos outros sintomas da bulimia incluem alterações no comportamento, como ir frequentemente ao banheiro durante e após as refeições.

O tratamento
O tratamento da bulimia nervosa exige acompanhamento de equipe multidisciplinar composta por psicólogos, psiquiatras, dentistas e nutricionistas.
Porém, muitas vezes o paciente não consegue reconhecer a necessidade de tratamento e pode se recusar ou adiar a procura pelo atendimento necessário, por isso, é importantíssimo poder contar com o apoio de um membro da família ou amigo próximo, que possa ajudá-lo a se conscientizar do problema e a buscar ajuda.
A especialidade de Estomatologia e o clínico geral cuidam da parte odontológica, diagnosticando e tratando úlceras com indicação de medicação tópica, realizando restaurações e uso de dessensibilizantes, além do acompanhamento constante.

Você Sabia…
A Estomatologia é a especialidade que, através de sinais e sintomas dos pacientes, diagnostica e trata lesões benignas ou malignas na cavidade bucal.

Responsáveis Técnicos:
Dra. Andrea Tinae Nacamura – CRO 83896
Dra. Cristiane Hiromi Tamaki – CRO 60531
Dra. Luciana Ferreira Ramos – CRO 73307
Dra. Renata Peixinho – CRO 97388

 

Aproveite para conhecer o plano odontológico da Seguros Unimed: Banner Blog Rodape Bulimia nervosa

RELACIONADOS