O que é Bruxismo?

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes, além de deixá-los doloridos. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

A forma mais comum de bruxismo é durante o sono, quando o paciente não tem controle de sua musculatura. Durante o dia também pode acontecer o ranger dos dentes de forma involuntária. Este último é mais fácil para a pessoa notar o hábito deletério e parar.

Causas
Possivelmente, a disfunção está ligada a fatores genéticos e o estresse também pode causar o bruxismo. O estilo de vida cada vez mais corrido gera uma carga grande de ansiedade e cansaço o que leva a hábitos parafuncionais.

Outro fator citado é a oclusão (“encaixe dos dentes”). Quando se tem contatos dentários de forma errada, pode ocorrer uma força maior em determinado dente, podendo levar a um colapso em toda a estrutura mastigatória, gerando o bruxismo. A oclusão ineficiente também tem origem na perda de elementos dentários e a não reposição deles.

Principais sinais e sintomas
- dor e/ou hipertrofia da musculatura da face;
- desgaste anormal dos dentes;
- língua e bochechas marcadas e;
- quebra de restaurações (sem outros motivos).

Ao acordar, a pessoa que apresenta bruxismo também pode relatar travamento da mandíbula e/ou dor de cabeça tensional na região das têmporas.

Tratamento

O dentista pode ajudar a determinar a fonte potencial do bruxismo. Com base no grau dos danos causados aos dentes e a causa provável. Ele poderá sugerir:
· O uso de um dispositivo ao dormir: feito sob medida pelo dentista e ajustado aos dentes, o dispositivo encaixa-se e os protege de se triturarem. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.

· Encontrando meios de relaxamento: a tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão pode contribuir. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.

· Reduzindo a “exposição” de um ou mais dentes para igualar sua mordida: uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.

Responsáveis Técnicas:
Dra. Eliane Midori Tanaka – CROSP 56731
Dra. Renata Peixinho – CROSP 97388

RELACIONADOS