Biblioteca de coisas, compartilhamento e sustentabilidade para a sociedade.

Quantas vezes você já se deparou com a seguinte situação: precisar muito de um objeto, comprá-lo e só usar uma única vez? É frustrante pensar no investimento feito e muito mais no fato de que ele está parado, só acumulando poeira. Não seria legal se existisse um lugar onde você pudesse pegar emprestado esse objeto, ou ainda apenas alugar por um tempo, ao invés de ter que comprar? Pois bem, esse lugar existe, e fica na Alemanha. É a Leila Berlin, um espaço de doações e empréstimos, uma loja com ares de biblioteca.

Seu funcionamento é simples: em uma primeira sala, com roupas e diversos objetos, você pode levar qualquer coisa ou deixar o que não é mais utilizado; em outras duas salas estão ferramentas, barracas de camping, coisas que se utilizam poucas vezes, para esses objetos funcionam um sistema de empréstimo, paga se uma taxa de garantia que é devolvida com a devolução do objeto.

Todo o trabalho realizado lá é voluntário e o grande objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de consumir menos e de aprender a ser mais colaborativo. Pessoas de todas as classes se beneficiam desse movimento, no país é tradição doar o que não se precisa mais. Além de tudo isso, a iniciativa ainda ajuda a diminuir a produção de lixo, é sustentável e barato. Uma grande ideia que merece ser copiada já!

Fonte: Hypeness

RELACIONADOS