Alimentos funcionais: já ouviu falar? Saiba quais são e quais benefícios trazem para a saúde - Blog da Seguros Unimed - Blog da Seguros Unimed

Alimentos funcionais: já ouviu falar? Saiba quais são e quais benefícios trazem para a saúde

A comunidade científica tem produzido inúmeros estudos para tentar comprovar a função de alguns alimentos na prevenção de doenças. Já na década de 1980, no Japão, havia pesquisas nesse sentido e, em 1991, nasceu a categoria “Foods for Specified Health Use” (FOSHU), em português, Alimentos Funcionais ou Nutracêuticos.

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções do organismo.

A agência também determina que alimentos ou ingredientes apresentados como funcionais deverão ser seguros para o consumo sem supervisão médica e devem obter registro no Ministério da Saúde. Para isso, precisam demonstrar sua eficácia por meio de provas científicas.

Vale prestar atenção:

Alguns alimentos industrializados possuem concentrações muito baixas dos componentes funcionais alegados. Assim, é preciso consumir uma grande quantidade deles para alcançar o efeito positivo mencionado no rótulo. “No caso do leite enriquecido com ômega 3, por exemplo, seria mais fácil e vantajoso o consumidor continuar ingerindo o leite convencional e optar pela fonte natural de ômega 3, que é o peixe”, comenta a nutricionista Roberta Stella para o site “Mais Equilíbrio”.

A nutricionista lembra ainda que os produtos industrializados com ação funcional são mais caros. E o peixe tem outros nutrientes importantes a oferecer como proteínas de boa qualidade, vitaminas e minerais. “O produto funcional não substitui por completo”, diz. Além disso, o consumo desses alimentos deve estar sempre associado a um estilo de vida saudável que contemple a alimentação e a atividade física. Do contrário, o objetivo não será cumprido.

Conheça agora os principais alimentos funcionais e seus benefícios:

Betacaroteno: antioxidante que diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares. Onde encontrar: abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre e couve.

Licopeno: antioxidante relacionado à diminuição do câncer de próstata. Onde encontrar: tomate.

Fibras: redução do risco de câncer de intestino e dos níveis de colesterol sanguíneo. Onde encontrar: frutas, legumes, verduras em geral e cereais integrais.

Flavonoides: antioxidantes que diminuem o risco de câncer e de doenças cardiovasculares. Onde encontrar: suco natural de uva, vinho tinto.

Isoflavonas: redução dos níveis de colesterol sanguíneo e do risco de doenças cardiovasculares. Onde encontrar: soja.

Ácido graxo ômega 3: redução dos níveis de colesterol sanguíneo e do risco de doenças cardiovasculares. Onde encontrar: peixes, óleo de peixe.

Pró-bióticos: equilibram a flora intestinal e inibem o crescimento de microrganismos patogênicos. Onde encontrar: iogurtes, leite fermentado.

Fonte: Mais Equilíbrio (http://maisequilibrio.com.br/nutricao/alimentos-funcionais-2-1-1-243.html)

RELACIONADOS