22 de setembro é Dia Mundial Sem Carro

No Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades ao redor do mundo. O principal objetivo da data é estimular a reflexão sobre o uso do automóvel. A ideia é que, pelo menos nesse dia, as pessoas experimentem formas alternativas de mobilidade: a pé, de bike ou usando o transporte coletivo.

A data foi criada na França em 1997 e logo passou a ser adotada em vários países europeus. Atualmente no Brasil, muitas cidades brasileiras comemoram a data, principalmente com passeios ciclísticos.

Mas por que é importante trocar o carro pelos transportes alternativos?

A maioria das cidades brasileiras foi adaptada para atender prioritariamente ao carro. Ao longo do último século, investiu-se muito mais no uso individual do automóvel do que em soluções de transporte de massa. Nesse cenário, cada cidadão deveria resolver por conta própria o seu problema de mobilidade e o carro foi sendo cada vez mais associado a uma sensação de liberdade de ir e vir.

No fim das contas, o problema não está no carro, mas no mau uso dele, visto que muitas pessoas usam seus carros até mesmo em trechos curtos e sem organizar caronas. Com isso, os congestionamentos tornam-se inevitáveis, assim como o aumento na emissão de CO². Da mesma forma, muitas ferrovias foram desmanteladas ao longo do século e as hidrovias não saíram do papel. As cidades deixaram de ter caminhos por onde as pessoas e os rios passavam para ter caminhos para “chegar rápido de carro”.

Por tudo isso, nessa semana experimente vivenciar a cidade de outra forma. Transporte público, bicicleta e mesmo a caminhada são alternativas saudáveis e cidadãs, que beneficiam o meio ambiente e a sua saúde. Também vale organizar uma carona solidária, combinando com um colega do trabalho ou da faculdade que more perto da sua casa.

RELACIONADOS