12 tipos de alongamento que salvam a vida de quem fica o dia inteiro sentado

Todo mundo sabe: uma jornada de trabalho pode ser bem extenuante, mental e fisicamente. As costas reclamam, as pernas, os ombros – ufa! – haja disposição. Mas o site OfficeVibe.com compilou exercícios simples, que você pode fazer no escritório mesmo, sentado. Sim, é alongamento escritório-friendly. Que tal cunhar esse novo termo e aliviar esses incômodos? O ideal é fazer pelo menos um deles de hora em hora. Perca a vergonha e prepare-se para aliviar a tensão!

1 – Use os cotovelos!
Sentado, apoie a mão direita na omoplata esquerda, passando o braço atrás do pescoço. Então, segure o seu cotovelo gentilmente usando a mão esquerda. Repita o processo trocando o lado.

2 – A vez dos joelhos
Ainda sentado, puxe um dos joelhos em direção ao peito e segure-o por dez segundos. Puxe o quanto você conseguir. Com o tempo, sua elasticidade irá melhorar. Repita o processo com o outro joelho.

3 – Tente alcançar o dedão do pé
Mantenha-se na cadeira, estique as pernas e tente alcançar os pés, sentindo tudo se alongar.

4 – A bailarina
Com as costas esticadas, levante o braço acima da cabeça e direcione-o ao lado oposto. Repita trocando o lado.

5 – Encarando
Junte as palmas das mãos atrás das costas, com a coluna reta, e empurre o peito para fora como se quisesse desafiar seu colega de trabalho. Mantenha a pose por 5 segundos e explique que não é nada pessoal.

6 – “Eu não sei”
Levante os ombros ao mesmo tempo e espere cinco segundos. Então solte. Como quem diz “eu não sei”.

7 – Dance como se ninguém estivesse vendo
Incline a cabeça para baixo e então gire-a, da esquerda para a direita. Faça tudo muito devagar e, de preferência, cante durante o processo. Assim ninguém te acha estranho.

8 – Toque o céu
Cruze os dedos e então suspenda os braços acima da cabeça, alongando o máximo possível, como se quisesse alcançar o céu. Só tome cuidado com eventuais “pizzas” marcando a camisa. Se estiver suado e não quiser virar piada, evite esse exercício.

9 – Porque ficar sentado tempo demais é ruim
Cruze uma das pernas e então pressione o joelho que ficou no alto para baixo. Você vai sentir toda a região dos glúteos se alongar. Repita trocando o lado.

10 – Cuidado agora!
Puxe a cabeça em direção ao ombro, gentilmente. Faça dos dois lados, cuidadosamente. Não precisa colar a cabeça no ombro, a menos que queira provocar um acidente épico.

11 – Abraço de um braço só
Use o braço esquerdo para segurar o ombro direito. Force empurrando o cotovelo até sentir aquela dor típica do alongamento sendo bem feito.

12 – Um quase chute
Sentado, levante a perna e espere dois segundos. Então, levante-a o mais alto que puder por mais 5 segundos. Só tome cuidado para não chutar a mesa!

Fonte: Shortlist (http://www.shortlist.com/instant-improver/17-life-saving-desk-stretches)

RELACIONADOS